(sindicato dos inspetores do SEF)

Sindicato dos inspetores do SEF exige ao Governo que ponha "a ANA na ordem"

2019-06-26 14:59:56

Posição acontece na véspera de o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, presidir à receção aos 45 novos inspetores estagiários do SEF no aeroporto de Lisboa.

 

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) exigiu hoje ao Governo que ponha a gestora de aeroportos "ANA na ordem" para que os inspetores tenham "condições aceitáveis" de trabalho.

Em comunicado, o sindicato SCIF/SEF acusa a Vinci Airports, que detém a ANA Aeroportos, de não atribuir aos inspetores do SEF no aeroporto Humberto Delgado "salas condignas para as suas refeições, restringindo-lhes as áreas comuns, mantendo as mesmas salas de entrevistas e as mesmas instalações sanitárias do tempo em que o trânsito aeroportuário era um terço do atual".

O sindicato refere que há 10 anos havia 120 inspetores no aeroporto de Lisboa e que "agora são 280".

Os franceses do grupo Vinci, bem como os serventuários nacionais que para eles trabalham na administração, são os mesmos responsáveis que prejudicam o país desde que têm a concessão dos aeroportos portugueses", acusa o SCIF/SEF.

Aponta ainda que "a Vinci fez com que a ANA tenha resistido, até há poucos meses, a fazer os investimentos a que estava contratualmente obrigada para a construção de um novo aeroporto em Lisboa. Só com muito custo o Governo português os pôs a cumprir a sua obrigação".

 

in TVI 24 a 02/06/2019